A Superintendência Estadual da Funasa em Mato Grosso do Sul (Suest/MS) recebeu no dia 17 desse mês a visita do primeiro prefeito de Paraíso das Águas, Ivan Pereira. O mais novo município do estado fica a 280 quilômetros da capital, Campo Grande, e seu território foi composto a partir da divisão de terras feita entre Água Clara, Costa Rica e Chapadão do Sul, e possui hoje 5.300 moradores.
O prefeito buscou orientação da Fundação para seus pleitos. A prioridade de Paraíso das Águas é a implantação do aterro sanitário e criação do plano de resíduos sólidos, porém, na reunião com o superintendente da Suest/MS, Pedro Teruel, também foram expostas as necessidades de rede de esgotamento, que ainda não existe, e a complementação no sistema de abastecimento de água com a perfuração de mais um poço.
Segundo o secretário de Meio Ambiente do município, Wilson Matheus, já foi encaminhado à Instituição um ofício com o nome dos componentes da equipe para elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e desenvolver o projeto do aterro, que beneficiará 5.300 moradores.
Ele ressaltou o interesse de Paraíso das Águas em integrar o Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari (Cointa) visando o cumprimento do prazo final para a elaboração do PMSB e instalação do aterro sanitário, que expira em 2014.
“Planejar é a melhor forma de fazer um trabalho de qualidade, com economia dos recursos públicos. A Funasa coloca-se à disposição de Paraíso das Águas para prestar apoio técnico e atender as dúvidas na sede da Instituição”, afirmou Pedro Teruel.